marcapasso cardiaco convencional cp2
Marcapasso cardíaco convencional
6 de dezembro de 2021
o ressincronizador capa 2
O ressincronizador
9 de dezembro de 2021
Mostre tudo
desfibrilador cdi 2

Desfibrilador (CDI)

Se o marcapasso resolve as arritmias que lentificam o coração o CDI (Cardio Desfibrilador Implantável) é o dispositivo eletrônico que reverte arritmias potencialmente malignas - as taquicardias ventriculares e fibrilação ventricular.

O CDI consegue avaliar batimento a batimento o início exato destas arritmias graves e as reverte imediatamente, evitando uma possível parada cardíaca.

O aparelho tem duas maneiras de reverter a arritmia ventricular: fazendo um “overdrive”, isto é, acelerando a frequência do coração acima da frequência da arritmia tentando que o estímulo elétrico provocado pelo CDI penetre e atrapalhe o circuito da arritmia; ou liberando um choque - a desfibrilação - interrompendo a taquicardia e reassumindo o ritmo normal.

Esse choque é semelhante ao choque dado pelos desfibriladores externos (aqueles que se vê até em filmes) mas que acontece internamente pelo eletrodo que está dentro do coração.

As indicações do CDI são, portanto, diferentes das de implante de marcapasso; apesar disso, alguns pacientes precisam dos dois tipos de terapia: a de marcapasso e a de antitaquicardia.

Para isso, todos os CDI’s possuem inclusos a função de marcapasso.

Essa é uma foto mostrando o implante de um CDI.

Arritmia em Uberlândia Dr. Marcelo Carrijo