marcapasso fisiologico tb
Marcapasso fisiológico
11 de fevereiro de 2022
eletrocardiograma tipico da sindrome de wolf parkinson with
Síndrome de Wolff-Parkinson-White
25 de fevereiro de 2022
Mostre tudo

Ablação de fibrilação atrial

Sabemos há tempos que quanto mais remodelado (morfologicamente alterado) estiver o átrio esquerdo maior é a densidade de cicatriz que se deposita no tecido muscular cardíaco.

E cicatriz é sinônimo de ARRITMIA! No caso do átrio esquerdo, de FIBRILAÇÃO ATRIAL!

Assim, pacientes com átrio esquerdo morfologicamente normal - ou discretamente alterado - o objetivo da ablação da fibrilação atrial é o isolamento elétrico das veias pulmonares. Mas a presença de grande quantidade de cicatriz espalhada no átrio esquerdo está correlacionado com maior índice de recorrência da fibrilação atrial.

Baseado nisso, nesses corações já mais alterados, podemos estender a ablação além do isolamento elétrico das veias pulmonares para as regiões das cicatrizes.

Neste procedimento, mostro, pelo mapeamento eletroanatômico, uma grande área de cicatriz na parede posterior do átrio esquerdo (imagem demonstrando uma mescla de cores = cicatriz).

Na segunda imagem demonstro o isolamento elétrico das veias pulmonares e de toda parede posterior (imagem em cinza demostrando ausência total de atividade elétrica) com sucesso.

Apesar de demandar maior precisão e maior tempo cirúrgico o resultado garante maior sucesso na eliminação da fibrilação atrial a longo prazo.

Clínica de Arritmias em Uberlândia Dr. Marcelo Carrijo